A murmuração é um mal que tem feito destruições no meio do povo de Deus desde os primórdios da criação. Para embasar este estudo nos recorremos ao livro de Números 13,14, quando a nação de Israel estava prestes a tomar posse da terra prometida, mas pela murmuração foi levada a uma árdua caminhada por quarenta anos no deserto.
Murmurar segundo o dicionario é:
Produzir murmúrio ou sussurro. Queixar-se. Falar mal de alguém ou de alguma coisa. Conversar, difamando ou desacreditando.
1º O murmurador é auto destrutivo – este mal leva a pessoa a se auto destruir. Os murmuradores de Israel receberam sua sentença de morte (Nm 14 . 29). Quando alguém adere a esta pratica perde o brilho da vida, porque seus pensamentos, seu falar e suas atitudes são reprováveis por Deus, e se é reprovado por Deus a vida não tem sentido. Saul foi reprovado por Deus e foi lhe retirado o Espirito Santo( I Samuel 16 – 14).
3º o murmurador tem perda de memoria espiritual – Israel quando estava preste a entrar na terra prometida(Nm cap. 13 e 14), começou um murmurio por causa de um relatório desanimador passado pelos dez espias enviados por Moisés para ver como era a terra prometida( seu solo, seu povo, suas cidade, suas fortaleza seus frutos etc.). Segundo os príncipes (espias), a terra era boa mas intransponível, a partir deste momento todo povo, uma nação inteira começou a murmurar contra Deus. Esqueceu-se de todo agir do Senhor a seu favor, o livramento do julgo egípcio, a travessia em seco do mar vermelho e a providencia física e espiritual no deserto. Quantas vezes temos estas perdas de memoria, basta entrarmos em um deserto da vida ou um vale, que esquecemos de onde Jesus nos tirou e damos inicio as lamentações e murmúrios A frase celebre de um murmurador é que “Deus se esqueceu de mim, vou largar tudo”, esquecemos que Aquele que prometeu é fiel para cumprir, independente das circunstâncias.
4º o murmurador tem o dom de influenciar negativamente – o dez espias influenciaram toda uma nação, ao ponto de quererem retornar para a escravidão do Egito ( Nm 14). E tem se difundindo esse ato diabólico no meio da igreja do Senhor, onde murmuradores com a alma perversa destilam seu veneno com intuito de recrutar seguidores fracos na fé para semearem a discórdia e difamarem ministérios, lideranças envergonhando a obra de Jesus (Rm 2 . 24).
Foram enviados doze espias por Moisés para a cumprir a tarefa, dez voltaram com pesar no coração e murmurando contra Deus, duvidando da capacidade de Deus. Mas no meio destes doze havia dois que não nasceram para serem influenciados por derrotados, Josué e Calebe nasceram para influenciar e crê naquilo que Deus prometeu. Creia naquilo que Jesus prometeu para cada um de nós, a SALVAÇÃO, deixe de ser um murmurador e divulgue o Reino de Deus a toda criatura.
Via: Pastor Geraldo Guimaraes