Uma pesquisa realizada pelo Barna Group, uma entidade cristã dos Estados Unidos, descobriu que os evangélicos são o grupo de cristãos mais parecidos com Jesus no que se refere a gestos e atitudes.
A metodologia da pesquisa envolvia a aplicação de 20 perguntas aos participantes, sendo dez sobre atitudes de Jesus descritas nos Evangelhos e as outras dez sobre as respostas de Jesus aos fariseus.
De acordo com o resultado, das 1.008 entrevistas realizadas com 718 participantes, 23% dos evangélicos tiveram um índice de respostas que os classificavam como parecidos com Jesus em relação a seus gestos. Entre os católicos, apenas 14% dos participantes demonstraram ser parecidos com o Messias.
Mesmo com a disparidade, demonstrando maior similaridade dos evangélicos a Jesus, o índice de fiéis que dizem aceitar tomar uma postura parecida com a de Jesus em situações do dia-a-dia pode ser considerado baixo em qualquer um dos segmentos (23% dos evangélicos e 14% dos católicos).
O objetivo da pesquisa foi o de discutir sobre os aspectos do que representa seguir a Jesus. O , e ressaltou que “obviamente, a pesquisa de opinião, por si só, não pode medir a ‘semelhança com Cristo’ de alguém, ou sua ‘semelhança com fariseus’ totalmente”.
Embora os cristãos evangélicos tenham sido os mais semelhantes a Cristo do que os católicos em relação às suas atitudes, o estudo também descobriu que os mesmos evangélicos foram os que atingiram maior percentual de semelhança com atitudes farisaicas: 38%.
No âmbito geral, 51% dos cristãos se mostraram semelhantes aos fariseus em suas respostas.
Apesar da pesquisa, é válido pontuar que a pesquisa de opinião, por si só, não tem capacidade de medir a semelhança de alguém com Cristo ou com fariseus, tratando-se, portanto, de um assunto para discussão, reflexão e compreensão de números
Fonte: http://www.portaldt.com